terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Alta Definição em DVD


A alta definição em DVD usa laser azul ao invés do ultrapassado tradicional vermelho. O tamanho de onda do laser azul é menor do que o vermelho, o que resulta numa maior capacidade de armazenamento na mídia, por exemplo. Com maior capacidade para armazenar bits é possível aumentar a qualidade(resolução) da imagem.


Uma disputa, entre Toshiba com o HD DVD e a Sony com o Blu-Ray, vinha sendo travada até hoje. Cada qual conseguiu fortes nomes apoiando seu formato. A Toshiba teve o apoio da Universal, Warner Bros. e principalmente Microsoft e Intel enquanto a Sony obteve suporte da Disney e anunciou que o Playstation 3 usaria Blu-Ray.


Se você é um brasileiro comum, acredito que mal ouviu falar e nem se interessou pelos DVDs de alta definição. E mesmo se voce é entusiasta não deve ter optado por nenhum tipo de formato até hoje, a não ser que esteja sobrando muito dinheiro e você quis dar uma de vanguardista.


Isso deve-se principalmente ao fato do DVD, o que usamos hoje, ter se fixado como o formato padrão no Brasil recentemente. Entra no balanço também os preços salgados dos aparelhos que reproduzem os DVDs de alta definição e o lançamento de títulos que ainda é bastante reduzido. Lembrando ainda que seria necessária uma TV HDTV, que também não está disseminada mas está começando a ganhar seu espaço com o anúncio da transmissão digital. É bem semelhante quando começou a onda do DVD. Haviam muitos receios na troca pelo DVD, e além do alto preço.


Mas voltando à disputa, hoje ela conheceu o formato vencedor. Recentemente a Warner Bros., que é o maior vendedor de DVDs de Hollywood, anunciou que pararia a venda de HD DVDs para depender exclusivamente do Blu-Ray. Em seguida Netflix (grande locadora), Bestbuy e Wal-Mart também desistiram do HD DVD.


Compremos Sonhemos com um player Blu-Ray agora. O mais barato eu achei por R$2.999. Assim fica melhor comprar um PS3.
Consultei o IDG NOW!

Nenhum comentário: